sábado, 7 de janeiro de 2012

Qualidade de vida e bem-estar.

A busca pela melhora da qualidade de vida e do bem-estar envolve três fatores: físico, mental e emocional.

Não devemos temer nosso médico. Exames e avaliações clínicas somados ao check-up bucal devem fazer parte de nossa rotina anual. A medida que envelhecemos esta bateria tende a crescer em número.

Quando associados, uma dieta rica e variada e a prática de exercícios físicos regularmente, respeitando-se o princípio da individualidade biológica e sob a orientação de profissionais especializados elevam nosso padrão de bem-estar.

Assim como nosso corpo, nosso cérebro também precisa ser exercitado através de jogos mentais e práticas fora do cotidiano. Nossa mente deve ser estimulada a agir tanto de modo divergente quanto convergente, trabalhando a criatividade e o raciocínio lógico.

Por fim, devemos nos manter emocionalmente equilibrados para lidar com estresse decorrente de nossas atividades diárias, seja ele positivo ou não. Expor nossas emoções de modo criativo através de intervenções artísticas, lúdicas, esportivas... Sermos capazes de baixar a guarda, nossos muros e barreiras, libertando-nos do castelo que nos mais aprisiona do que protege.

Check-up clínico, exercícios físicos, dieta rica e variada, jogos mentais, equilíbrio emocional nos permitirão atingir um novo patamar de qualidade de vida e bem-estar.

Se daí vamos viver mais, não sei. Mas que viveremos melhor, viveremos.